Cristina Reis
2021.08.19

Text about the portuguese designer Cristina Reis for Errata Exhibition. 
Errata is Project research of Isabel Duarte with Olinda Martins.


Conversámos com a Cristina Reis em 2016, no Teatro da Cornucópia. Encontrava-se numa fase de mudanças, a pensar no que fazer com todo o trabalho acumulado. Falou no presente e raras vezes as suas palavras revelaram nostalgia pelos acontecimentos que se misturavam com a história da companhia, a sua casa por mais de 40 anos.

Começámos pelo seu percurso como estudante de pintura nas Belas Artes, pelo gosto de “fazer com as mãos”, a par dos tempos em que frequentou a experiência de ensino informal no atelier de Daciano da Costa (1961): “as coisas foram acontecendo...”. Cristina Reis , tinha bem presentes esses anos de aprendizagem e formação, do privilégio que a vida lhe tinha oferecido, e da vontade de mudança: “Eu já estava a trabalhar [no atelier do Daciano] e o normal seria ficar por ali. Mas, fugi daqui para fora. Queria experimentar outra coisa”. Por isso, resolveu rumar a Inglaterra para estudar Design Gráfico (1967-1970), numa altura em que não existia essa possibilidade em Portugal. Regressaria à chamada de Maria Helena Matos e Alda Rosa, colega de curso, para preparar a 1a Exposição de Design Português. “Trabalhei sempre com as pessoas juntando-me às coisas” — disse, enquanto conversámos longamente sobre essas pessoas e essas coisas — o trabalho no Instituto Nacional de Investigação Industrial, o Design de Exposições, a Cooperativa Dez.

Chegada à Cornucópia em 1975, começou por fotografar os ensaios para depois trabalhar nos cenários e nos materiais gráficos. O trabalho era muito e “havia meios para o fazer — meios pessoais — éramos capazes de fazer, fazíamos (...) Era preciso fazer cartazes, era preciso fazer textos, era preciso fazer. (...) Fui sempre juntando tudo, sem muita preocupação da especialização ou da carreira”. Desvendou os processos colaborativos, desde o logotipo — que, corrigiu, “não é meu, é do Luís Miguel” — aos primeiros cartazes caligráficos — desmontando o modo de identificar autorias e corrigindo a forma como as questões eram colocadas; retirámos, pois, da conversa a abordagem rígida das tarefas definidas. Baralharam- se as certezas na procura de quem fez o quê, “não se pensava assim”. O seu trabalho é, e foi, feito de complexidades e cruzamentos: com as pessoas, primeiro, depois, com as necessidades variadas: “Queres ajudar? — Sim. Pronto, fiquei aqui, nunca mais saí. A partir de uma certa altura, além de tomar conta dos destinos aqui da casa, com o Jorge e com o Luís, fui fazendo as artes gráficas”.

Cristina Reis falou das particularidades do seu trajeto —“tive a sorte de não me ser exigido nada... os compromissos, os clientes, a vida... Eu nunca tive o interesse de ter um atelier. Preferia uma coisa mais móvel, um espaço pequeno, com uma cadeira e uma mesa — na altura mais um telefone, se fosse possível — boas condições, mas sem o entusiasmo do último grito. Uma boa luz e a cabeça a funcionar é o suficiente”. O trabalho ganha outro corpo neste contexto de fazer e de partilha, durante os anos que foi elemento interno da pequena estrutura, onde o seu trabalho foi muito além dos cartazes — com autonomia e sem medo — “deixavam-me experimentar e fazer e, eu, adaptava-me às circunstâncias”.

Parece simples, mas não é. Não havendo uma organização rígida torna-se complexo analisar a dispersão do seu fazer, que não se encerra nas tarefas estanques, nos cargos, nas profissões. No processo, tal como no palco, o ensaio começa com o texto. O desenho alimenta a experiência de desdobramento aos vários suportes — esboços, fotografias, maquetes. Na mesa de trabalho, encontram-se possibilidades de leitura do material que contra-argumenta entre si a palavra e a imagem, nem sempre consistente ou concordante (deveria ser?). A extensa atividade de Cristina Reis devolve mais perguntas do que respostas sobre os modelos e identidades profissionais e não se sintetiza numa seleção de trabalhos: 40 anos a trabalhar para a mesma entidade. Seria possível hoje este modelo de produção em design gráfico?

Trabalhando num coletivo, a sua ação é ainda assim individual e singular — “faço as coisas como quero fazer” — e resulta do encontro dessas compatibilidades. Estão ali expostas as experiências, as metodologias e as circunstâncias que fazem parte de um gosto pelo caminho, pela indisciplina, sem medo de deceções “porque era preciso fazer”. Aprendemos a gostar do trabalho de Cristina Reis à medida que melhor conhecemos a sua extensão, a diversidade de linguagens e recursos, por não ser fácil de resumir. Por demonstrar que todo o portfólio, o trabalho e a vida, são construídos por insistência e erro.

Se o percurso profissional de Cristina Reis continuar a não ser suficiente para integrar uma das histórias do design gráfico em Portugal, isso continuará a dizer pouco sobre esta designer — a não dizer nada sobre a validade, e o apreço pelo seu trabalho — para dizer muito sobre as invisibilidades presentes nos processos historiográficos e sobre aqueles que mantêm deliberadamente tais apagamentos. Ainda que Cristina Reis seja omissa nessa inscrição e tenha fugido a um lugar de destaque, é e será uma referência para as designers mulheres questionarem a sua própria prática.

[ENG] 
We talked to Cristina Reis in 2016, at Teatro da Cornucópia. She was in a period of change, wondering what to do with all the work accumulated. She spoke about the present and seldom did her words reveal nostalgia for the events that were mixed with the history of the theatre company, her home for over 40 years.

We started with her career as a student of painting in Fine Arts, with a taste for ‘making with her hands’, together with the moments when she attended the informal teaching experience in Daciano da Costa’s atelier (1961): ‘things were happening...’. Cristina Reis was fully aware of those years of learning and training, of the privilege that life had offered her, and of the desire for change: ‘I was already working [in Daciano’s atelier] and the normal thing would be to stay there. But I ran away from here. I wanted to try something else’. So, she decided to move to England to study Graphic Design (1967–70), at a time when there was no such possi- bility in Portugal. She would return when called by Maria Helena Matos and Alda Rosa, her fellow student, to prepare the 1st Exhibition of Portuguese Design. ‘I’ve always worked with people, joining in with things’—she said, as we talked at length about those people and those things—the work at Instituto Nacional de Investigação Industrial (National Institute of Industrial Research), exhibition design, the Cooperativa Dez.

Arriving at the Cornucopia theatre in 1975, she began by photographing the rehearsals and then worked on the scenery and graphic materials. There was a lot of work and ‘there were means to do it—personal means—we were ca- pable of doing it, we did it (...) We had to make posters, we had to make texts, we had to do it. (...) I was always gathering everything together, without much concern for specialisa- tion or career’. She unveiled the collaborative processes, from the logo—which, she corrected, ‘is not mine, it is Luís Miguel’s’—to the first calligraphic posters, dismantling the way of identifying authorship and correcting the way ques- tions were asked; we thus removed the rigid approach of defined tasks from the conversation. The certainties were mixed up in the search for who did what, ‘we didn’t think that way’. Her work is, and was, made of complexities and intersections: first with people, then with various needs: ‘Do you want to help? Yes. Right, I stayed here, I never left. After a while, besides taking care of the house, with Jorge and Luís, I started doing the graphic arts’.

Cristina Reis spoke of the particularities of her trajectory, ‘I was lucky that nothing was required of me ... the commit- ments, the clients, life ... I was never interested in having a studio. I would prefer something more mobile, a small space, with a chair and a table—at the time, an extra phone, if possi- ble—good conditions, but without the enthusiasm of the lat- est trends. A good light and a working head are enough’. The work gains another body in this context of making and shar- ing, during the years that she was an internal element of the small structure, where her work went far beyond posters— with autonomy and without fear—’they let me experiment and do things, and I would adjust to the circumstances’.

It seems easy, but it isn’t. In the absence of a rigid organ- isation, it becomes complex to analyse the dispersion of her activity, which is not confined to narrow tasks, positions, and professions. In the process, as on stage, the experiment begins with the text. The drawing informs the development of the other materials—sketches, photographs, models. On her desk, one encounters many possible readings of the ma- terial, counter-arguments between the word and the image, which is not always consistent or concordant (should it be?). Cristina Reis’s extensive activity raises more questions about models and professional identities than it offers answers, and it cannot be summarised in a selection of works: 40 years working for the same entity. Would this model of pro- duction in graphic design be possible today?

Working in a collective, her action is nevertheless individ- ual and unique—’I do things the way I want to do them’—and emerges from the meeting of these compatibilities. The ex- periences, the methodologies and the circumstances that are part of a taste for the journey, for indiscipline, without fear of disappointment ‘because it had to be done’, are ex- posed there. We learn to like the work of Cristina Reis as we become better acquainted with its extension, with the diversity of languages and resources, for not being easy to summarise. For demonstrating that the portfolio, the work, and life, are built by persistence and error.

If Cristina Reis’s professional career remains insuffi- cient to include in one of the histories of graphic design in Portugal, this says little about this designer—to say noth- ing about the validity, and appreciation, of her work—but says much about the invisibilities that occur in historiogra- phic processes and about those who deliberately perpetu- ate such erasures. Even if Cristina Reis is omitted from this inscription and has escaped a prominent place, she is and will be a reference for women designers to question their own practice.